17 setembro 2006

Maria de Barros em Santo Antão

Chama-se Maria Conceição Fontes da Graça de Barros. Filha de pais descendentes da ilha Brava, esta crioula nasceu no Senegal, cresceu na Mauritânia e vive actualmente nos EUA - mim nascê na bo berço ó Senegal, um brincá na bos areia ó Mauritânia, ma nha coraçon ta na bo ó Cabo Verde - revela a cantora numa das faixas do seu primeiro álbum "Nha Mundo".
Maria de Barros "é mais um caso de filhos de imigrantes cabo-verdianos nascidos no estrangeiro mas que, contagiados pela música, tornam ferverosos militantes da cultura cabo-verdiana" - escreveu um dia o jornalista Santos Spencer.
Já com dois álbuns editados, a cantora está agora em Cabo Verde em contacto directo com as suas raizes. Começou por actuar no festival da Baía das Gatas, depois subiu aos palcos da Praia de Cruz na Boa Vista, passou por Santiago, Fogo, Brava e agora parte à descoberta de Santo Antão.
Os santantonenses podem agora desfrutar das melodias desta alma crioula, que também canta no dialecto da ilha (quem nunca ouviu o tema "riberonzinha" ou mesmo "ó ménel"?)