28 outubro 2009

Bonito... bonito!


Afinal, não é em todos os lugares deste país que se diz "somos coitados, somos uns esquecidos, o papai (entende-se Governo, Câmara Municipal) não olha pra nós, há muito tempo que estamos a espera de..."

Esta notícia poderá ser bastante inspiradora. Um exemplo de cidadania!

Um abraço à malta.

Foto: BCN

Momentos Sinta10

Fotos: BCN

24 outubro 2009

Férias na ilha (II)

O escritor e jornalista Miguel Sousa Tavares, citando a mãe dele, escreveu no seu livro "Sul" que "viajar é observar".
Sim, viajar é observar. Mas também viajar é fotografar. E fotografar não é uma forma de observar? Adoro observar, quer dizer fotografar, mesmo quando não há "nada" para observar e disparar. Adoro disparar e pronto. O acto - ingénuo - de disparar também compensa! Adoro viajar pelas entranhas da minha ilha e ... clik!



Fotos: BCN

09 outubro 2009

Lua cheia em Ribeira Grande

Não sei porquê, mas na sequência do post anterior, lembrei-me desta fotografia que fiz em Agosto último. Haverá alguma explicação para essa relação?
Foto: BCN

07 outubro 2009

(In)Sensibilidades


Ao longo da semana passada a RCV difundiu diariamente uma série de reportagens sobre Ribeira Grande de Santo Antão, da autoria do jornalista Carlos Lima. Num dos números, um dos entrevistados foi o presidente da Câmara local, Orlando Delgado. Dentre muitos aspectos abordados, falou da questão do urbanismo, tendo particularmente chamado a minha atenção a forma como se referiu aos "edifícios velhos" das vilas da Ribeira Grande e da Ponta do Sol. Falou em "pardieiros" e na necessidade de se proceder "à demolição" de muitas dessas "casas velhas" para que "as nossas vilas possam ficar mais bonitas".

Do meu ponto de vista, houve alguma ligeireza e falta de sensibilidade na forma como o autarca abordou essa questão. As vilas da Ribeira Grande e da Ponta de Sol são, a meu ver, verdadeiros patrimónios nacionais, desde logo pela sua elevada quantidade de edifícios de inegável valor histórico. Infelizmente muitos já atingiram um alto grau de degradação, e não tem havido medidas de fundo que possam garantir a sua preservação.
Veja as fotos que se seguem:

Edifícios do Terreiro (centro da Vila R. Grande)

Fachada lateral da casa onde nasceu Roberto Duarte Silva (vila R.Grande)

Casa onde funciona o Cartório Notarial e Conservadora dos Registos (Ponta do Sol)

Aspecto de uma casa numa das principais ruas da Ponta do Sol

Edifício ex. residência oficial do Pres. CMRG (Ponta do Sol)

Meio a sério meio a brincar, constumo dizer que essas vilas podem ser consideradas as São Filipe de Santo Antão. Mas carecem de uma atenção especial.
Fotos: BCN