02 dezembro 2005

Nós e a nossa cultura I

_____________________________________________
A fábrica dos nossos talentos

"A maior riqueza de Cabo Verde é a sua cultura!" -
Bem, creio não ter dito qualquer novidade visto que, cá entre nós, esta afirmação já se tornou uma frase feita. Se em outros domínios estes dez grãozinhos di terrra qui Deus espalhá na mei di mar são completamente despidos, no que tange à cultura estamos bem vestidos, ostentando mesmo basofaria. Com os olhos grilidos e cheios de orgulho falámos à um forasteiro de Cesaria Évora; de Germano Almeida; de Lura, de Tcheka, Raís di polon, Ferro Gaita, Juventude em Marcha, Mayra Andrade, Ildo Lobo, Bau, enfim, se for nomear cada um não haverá espaço que chegue.
Parando alguns instantes para reflectir acerca de tanto talento brotado nestes tais dez grãos exclamo: - aonde consegimos ir buscar tanta qualidade? Nos bares da esquina do bairro; sob a sombra de uma árvore (quando a sua copa dá para gerar alguma sombra) ; nas xintadas de amigos ....enfim, sob os rumores das coisas simples da minha terra, de que fala o grande Jorge Barbosa.
Parando para breves momentos de cogitação vem-me à cabeeça kora awards, jogos da francofonia, premios RF1, Zennit, enfim...
Estes eventos e locais já são bem familiares para os nossos artistas de áreas diversas. É de se orgulhar. Só que, para nosso desalento, muitos desses verdadeiros embaixadores do nosso Cabo Verde lá fora não usufruem do merecido apoio das autoridades desta nossa terrinha de morabeza. Como se explica, por exemplo, que um Raiz di Polon ou um Juventude em Marcha não dispoem de um espaço decente e próprio para os seus trabalhos de ensaios e actividades afins? Será sina de criol?
Basta uns instantes de reflexão sobre isso para entender uma certa contundência de um Tito Paris ou de um Ramiro Mendes quando instados pela comunicação social a pronunciarem sobre a cultura cabo-verdiana.
_____________________________________________

4 comentários:

Anónimo disse...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»