Há dias alguém perguntou-me o porquê deste nome ao meu blog. Acredito que, à semelhança desse leitor, muita gente possa não compreender que raios fui inventar este termo. Quem é natural das ilhas de Santo Antão ou São Vicente certamente que não ficará de todo intrigado com este termo (pode soar mesmo muito familiar)
Pois bem, "sintadez" (nem sei como será a grafia exacta) era a designação por que os sãovincentinos alcunhavam os naturais de Santo Antão, com aquele ar trocista, tipicamente mindelense. Os santantonenses não gostavam desta designação, achando que era um termo muito depreciativo (aliás eu própio, quando fui pela primeira vez a São Vicente, ao chegar à casa da minha tia, a sua filha me perguntou: "bo ti te bem de sintadez?" Não gostei nada, e só queria voltar à casa (coisa de menino).
A pouco e pouco os nativos da ilha foram-se acostumando com o termo a ponto de ninguém mais se achar insultado com a palavra. Aliás, hoje em dia ela parece estar a cair em desuso.
Se eu chegasse hoje à casa da minha prima e ela me perguntasse se venho de sintadez eu teria respondido: "exactamente, venho de sintadez, a ilha nota 10, ondê que bo te sinti 10." (poxa, porque não pensei nisso quando era menino!!)
Mas uma coisa nunca percebi: - o que terá estado na origem da palavra e por que motivo os santatonenses não gostavam do termo. Alguém explica?
Sem comentários:
Enviar um comentário