07 maio 2010

S'bi Montanha (B'eská k'fêzê)

Há dias via na Televisão Nacional um programa sobre o combate às drogas. Nessa edição, falava-se do alcoolismo no concelho da Ribeira Grande de Santo Antão (a verdadeira droga no concelho chama-se grog)
Numa determinada altura, quando a jornalista entrevistava alguns jovens, uma moça respondeu que no concelho "não há nada para fazer, não há nada para ocupar os tempos livres". Nisto, a repórter replicou: Mas, com tantas montanhas, tantas paisagens lindas, voces não fazem campismo ou outras actividades do género?" visivelmente desconcertada e meio atabalhoada, talvez por causa do termo (campiiiissmooo!!!!) a  moça deixou sair um Não, meio com a boca, meio com a cabeça.

Pois bem, campismo, caminhadas, escaladas... ai como adoro escalar montanhas e sentir a brisa bem fresquinha, ver a paisagem de um outro ângulo, experimentar o (des)conforto da vertigem e fazer umas fotos d'riba pr'ó bóxe. É uma das minhas ocupações preferidas na ilha onde "não há nada para fazer nos tempos livres"

As fotos, feitas no último verão, mostram duas escaladas distintas: uma ao Topo de Miranda e outra feita no percurso Planalto Leste - Ribeira da Torre.



3 comentários:

Anónimo disse...

Oi Benvindo! Tá tudo? Bem que eu gostaria de andar por estes montes acima e abaixo, mas um dia irei lá, podes apostar!
Beijo
F.C.

Flavio disse...

Ess é um artigo mut fixe. Além de critica que bo de faze a nossos jovens colegas de sintanton, pa ses poc esforç ke es te faze pa encontra coisas pa faze, bo te indica logo o que es pode faze pa preenche temp livre.
Sim senhor, critica construtivo, artigo de intervençao. Ne so artigo de exaltaçao. Continua, porque bo tem seguidores

Benvindo Chantre Neves disse...

Oi Fatinha, pensei que já não visitavas Sinta10, hahahah. Estou em dívida contigo, sei, sei...
Beijinhos e merci pa bo "regresso"


Flávio, obrigado pe tud esse força!
Pra mim já te mais do que na hora de largá um certo mentalidade paternalista em fká te esperá pe ots, sobretudo governos, fezê pe nôs. Há tanta coisa interessante e saudável pe fezê, mas não... "ca tem nada pe fezê". Kues cosa que as vezes te dá gente mais prazer, mais gozo, te estod ne nos barba-cara ma no'n de consegui oiés.

Abração.