04 agosto 2010

Foto da Semana

A partir de agora, destacamos semanalmente aqui no Sinta10 uma foto nossa, sobre a ILHA. A abrir, esta escultura natural com "decoração" humana. Onde? É na foz da Ribeira das Pombas, algures entre Vila (cidade!) das Pombas e Janela.


Foto: BCN

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma certa semelhança com a esfinge de Gizé. A primeira imagem que vi foi a de um cão (um desses cães orelhudos, cabisbaixo) e não a de uma figura humana. Como figura humana parece-me mais uma caricatura. Este efeito, de seu nome Pareidolia, foi tema de uma recente exposição na Praia de Mito e Rita Pires. Monte Cara no Mindelo, Marques de Pombal nos Picos, são outros exemplos.
Foto interessante.
Ab
ZCunha

Benvindo Chantre Neves disse...

É, realmente dá para ver um daqueles cães orelhudos. Zé, eu também não vejo figura humana nesse rochedo, escrevi "escultura com 'decoração' humana", em alusão àquelas casinhas que aparecem em baixo, como que decorando a escultura.

Quanto à Pareidolia, Santo Antão é fértil nesse aspecto. A própria toponímia da ilha inspirou muitas vezes nisso. Lembro-me agora, por exemplo, de Lombo de Santa, uma localidade que tem esse nome precisamente por causa de uma "santa" que aparece majestosamente sobre a zona.

Obrigado p'la visita, tem porta sempre aberta

Abraço

Anónimo disse...

Desculpa, nao queria te corrigir, mas o nome desta zona nao é Ribeira de Neve mas sim Ribeira das Pombas e nao nao fica situada em Janela, fica situada éntre a vila Das Pombas e Janela.Sei porque a minha mae nasceu ali...

Benvindo Chantre Neves disse...

Fica a correcção, Merci!