12 maio 2006

(CLAN)DESTINO - casta de destino ê ess?

Faz agora um ano que as autoridades marítimas cabo-verdianas surpreendiam uma embarcação que tentava sair de forma clandestina do país com mais de sete dezenas de cidadãos à bordo. O Jon Cabafumo, o maldito barquinho, foi interceptado na zona de São Tomé, Praia rural. Tudo apontava que o destino era a Europa, servindo as Canárias como trampolin.
Uma vez interceptada, a embarcação foi encaminhada para o Porto da Praia. Sob escolta policial, os ocupantes foram desembarcados e encaminhados para a Esquadra Policial da Achada Santo António. Permaneceram dias no país, tendo alguns activistas dos direitos humanos levantado algumas questões sobre a forma como estariam a ser tratados. Depois o governo encarregou-se de devolver os emigrantes aos seus países de orígem, tendo para isso, alugado um navio.

Já este ano, no mês de Janeiro um barco de pesca com 237 passageiros clandestinos oeste-africanos que pretendiam viajar para a Europa foi interceptado pela Polícia cabo-verdiana nas imediações do Porto da Palmeira, na ilha do Sal. A embarcação, baptizada com o nome "Florence" matriculado no Senegal, esteve ancorado durante algum tempo do Porto de São Vicente para reparações. Depois de deixar aquela ilha, o barco passou pelo Sal, onde teria recolhido grande parte dos candidatos à emigração ilegal. Segundo relatos dos clandestinos às autoridades cabo-verdianas, cada um dos passageiros pagou entre mil e mil e 500 euros para serem transportados inicialmente para as ilhas Canárias, de onde seguiriam posteriormente para um país europeu. O desfecho foi trágico, já que um bote que transportava os passageiros da terra para o bordo do "Florence" ter-se-ia afundado com várias pessoas a bordo. Mais tarde alguns corpos viriam dar à costa.
Há cerca de dois meses, as autoridades marítimas nacionais recebem um alerta de que estaria uma embarcação à deriva nas águas de Cabo Verde. O N/M Matiota partiu da Boa vista em direcção à mesma e ao aproximar-se o cenário não poderia ser mais macabro: 12 cadáveres, já em estado de decomposição, jaziam numa pequena canoa. Entre dificuldades e impasses em torno do destino a darem aos achados, a canoa acabaria por desaparecer no imenso horizonte do Oceano Atlântico.

Na semana passada, mais um caso: desta vez, vindo do largo da ilha Brava, as autoridades marítimas recebem um SOS de um barco que estaria com uma avaria. Partem em direcção ao barco, regatem-no e mais tarde descobrem que, para além da tripulação, havia mais de cinco dezenas de emigrantes clandestinos fechados no porão do pesqueiro.
Agora, lá estão os pobres desgraçados atracados no porto da Praia, à bordo do navio, a espera de um repatriamento. A Cruz Vermelha de Cabo Verde vai assegurando-lhes uma refeição por dia, até o momento de zarparem as águas rumo aos seus destinos, de onde querem a todo custo fugir.
Ainda nessa semana, agora na ilha do sal, cidadãos da nossa costa africana roubam um barco de recreio na Baía de Santa Maria, após terem forçado o único ocupante a lançar-se ao mar mediante ameaça com arma branca. (In)felizmente os desafortunados encalham na zona de Ponta Preta e a polícia consegue capturar alguns desses "raptores marinhos". O barco em questão pertence ao Oscar Duarte, antigo selecçionador nacional de futebol, que veio dizer que há muito que vinha sendo abordado por um cidadão que queria comprar o barco. Duarte assegura que não o fez por desconfiar que o comprador poderia estar elvolvido em tráfico humano.
Lia este fim de semana no "Olhares" de Marilene Pereira, a questão da emigração clandestina que, no olhar da jornalista, poderá intensificar em direcção à Cabo Verde em virtude das políticas cada vez mais cerradas na Europa, com vista a combater este flagelo. Estaremos preparados?
Ahh, ontem ouvi pla radio que um semanário sueco anunciou que a tal canoa que desapareceu das águas de Cabo Verde, após ter aparecido vindo não se sabe de onde, teria dado à costa nos Barbados.

4 comentários:

Anónimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»