30 março 2007

A porta que um dia se fechou (à tranca)

A imagem mostra o extremo mais à Norte de Santo Antão. É nesta pontinha que se situa a vila da Ponta do Sol (antiga Maria Pia). Vila piscatória, muito limpa, conhecida pelos seus edifícios históricos, dentre os quais sobressai a magestosa Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Mas, a importância desta urbe não se esbate nas questões estéticas. A vila encerra história, história de um povo trabalhador, humilde e acolhedor. Antigo "Quartel-general" dos governadores da ilha, foi também o "gózói" de Agostinho Neto, quando este foi deportado para Cabo Verde. E mais, foi das primeiras portas de entrada e saída de Santo Antão, com o seu porto da Boca de Pistola, por isso, considerado um símbolo: um símbolo da dor do "querer ficar e ter que partir" (foi dali que muitos dos nossos avós partiram rumo às roças de São Tomé); da fartura, pois era para lá que se rumava à espera dos barcos de milho, arroz... (lembre-se dos armazéns da Empa?); da penitência (alberga a Cadeia da ilha) enfim...

Ahhh, o papel da Ponta do Sol como porta de entrada de Santo Antão não fica por aqui. É(ra) lá que se situa(va) o aeródromo, uma pequena pista exclusiva para as avionetas tipo Twin Otter.

Com o trágico acontecimento dos finais dos anos 90, a pista deixou de receber aviões e a ilha ficou (apenas) a ver navios.
Mas a pista, coitada, está lá degradada, a ser cada dia engolida pelo mar bravio. Se acontecer uma catástrofe na ilha (Deus defendê) e hover necessidade de uma evacuação de emergência, pode ser que o pequeno Aeródromo Agostinho Neto não sirva para nenhuma operação. E não sei se os helicópteros da Nato irão estar prontos para socorrer.

De todo o modo, não acredito na sua reabilitação (nem exijo isso). Bem, ao menos, se houvesse um ilhéu, tipo Rombo, por aquelas bandas, eu iria ser o primeiro a gritar: - Aaaeeroporto!

Em tempo de Aeroportos Internacionais Sinta10 já não recorda a foma de um aviunzin!!!! Casta de destin ê êss!!?

4 comentários:

Marta Luz disse...

Também digo, "casta de destino e ess"?
Acho que infelizmente a nossa ilha está esquecida...ainda dizem que Cabo Verde está na moda!!!

BCN disse...

E como "o que está na moda não incomoda"... Santo Antão (que tb é Cabo Verde) não tem incomodado!
Volta sempre, Marta

Paulino Dias disse...

Alô, Benvans!, adorei este post. Muito bem dzide...

Avion na sintanton ógora ê sô aviunzim de pepel que quês mnine te fezê na escola...

Abraços,
Paulino

Benvindo Neves disse...

dZê cmê bo crê, Paulino..
so que ques de pepel e'n de podê trezê ma leva nos dei de Praia, por ex

um abraço