18 junho 2009

Decadência

Há algumas semans a OADISA (Organização das Associações para o Desenvolvimento Integrado de Santo Antão) veio à público mostrar-se preocupada com o "estado degradante" em que se encontra a floresta do Planalto Leste, em Santo Antão.

Da última vez que estive na ilha (há coisa de um mês) não pude testemunhar o estado dessa parcela, por causa da nova estrada (pois é, agora todos os caminhos vão dar à Janela, os moradores de Corda ou Lagoa, coitados, já mal conseguem vender um queijinho ou um litro de feijão verde)
Em janeiro último já tinha passado pela floresta e fiquei triste com o estado deprimente daquele pulmão da ilha. Até fiz algumas fotografias mais para alimentar a minha nostalgia do que, propriamente, para deleite.

Na minha infância, cheguei a conhecer na ilha lugares que eram regadios, com hortas bem animadas, e que hoje estão ressequidos. Entretanto, já ouvia os mais velhos dizer que outros locais eram outrora pantanosos, o que me custava acreditar.

Agora penso: o que será que irei dizer aos meus filhos ou netos? Será que terei de explicá-los que no Planalto Leste havia uma densa floresta de pinheiros?

Caso para perguntar: Para onde vamos, hein?

2 comentários:

entremares disse...

Fez-me lembrar toda a Beira interior, a zona de Castelo Branco e Portalegre.
Primeiro, foram os incêndios.
Depois, as promessas de reflorestação.

Digo bem, promessas...

Bom fim de semana.

Valdevino Bronze disse...

Jovem,
N'né nem pe dzeme um cozé dess.
Ê d'vera... Estrada de J'nela te bem tem sis vantaja e desvantaja... e ess ê um de kej desvantaja...infelizmente!
E méj...No te bem oiá se calhar um certo deslocalização de estruturas pessoas, quiça tembé um mudança/transferência de certas praticas para otx k t percé méj lucretive a curte praze... K'um clare desvantaja pe Agricultura!
Um braça g'rrotxóde!