23 março 2010

Museu



"Os currais de trapiche tradicionais existentes em Santo Antão devem ser transformados em museus, por serem uma referência para a ilha.
A sugestão foi feita, domingo, pelo presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Amadeu Cruz, durante o Segundo Capítulo da Confraria do Grogue de Santo Antão, que teve lugar na cidade do Porto Novo. Amadeu Cruz, que é presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMANSA), considerou que os currais de trapiche tradicionais de Santo Antão podem ser uma importante oferta turística da Ilha das Montanhas e deu como exemplo o trapiche do proprietário Ildo Benrós, no Paul, muito visitado por turistas.
O referido trapiche, já com cerca de quatro séculos de existência (400 anos), é um dos mais antigos de Cabo Verde e recebe constantemente visitas de muitos turistas que se deslocam à ilha. Apesar da idade, o trapiche continua ainda a funcionar, segundo o proprietário.
O autarca Amadeu Cruz defende a necessidade de se avançar com o projecto de criação do Instituto do Grogue de Santo Antão e garantiu que a AMANSA está a trabalhar no sentido da padronização da produção do grogue de Santo Antão"

Fonte: Inforpress
Foto: Olhares (aqui)

Sem comentários: