10 agosto 2010

Universidade agrícola para a ILHA

O professor universitário António Silva, actualmente radicado na Holanda, está em Santo Antão para uma série de contactos tendo em vista a concretização do seu sonho: criar uma universidade agrícola na ILHA. Segundo a Inforpress, António Silva está a manter encontros "com algumas figuras políticas e e quadros na ilha para o pontapé de saída, no sentido da materialização dessa universidade que centrará a sua acção na área profissionalizante".

Ainda, segundo a agência de notícias cabo-verdiana, "essa instituição de ensino superior visará a criação de um 'viveiro de quadros' especializados na área agrícola, capaz de se debruçar sobre a investigação dos mais diferentes aspectos, como o cultivo da cana sacarina e a problemática de mil-pés". Mais detalhes aqui.


Bem, a ideia é interessante... e  Sinta10, que gosta de agricultura e séb pegá n'inxada, vai continuar a cultivar, em regime de policultura, esse pódoce de txon, com ou sem universidade agrícola.
Cana pêxe, cana brésil, cana sénguinha, banana anã, banana roxa, banana prata, nhéme, papaiabóbra, mendioca, fruta pãokêfê, tóbói, enfim... tud casta de produto tá dá nesse propriedéde.

Fotos: BCN

4 comentários:

Canto da Boca disse...

A proposta me parece bem interessante, permitindo que as pessoas que não podem se formar fora de Santo Antão, ou das outras Ilhas Crioulas, possam aliar conhecimento científico, técnica, e conhecimento empírico na sua própria terra e promover o desenvolvimento local, tomara que aconteça.

Essas imagens são de Paúl?

;)

Benvindo Chantre Neves disse...

Olá, tens razão! Seria, por conseguinte, uma forma de estancar também o êxodo para outras ilhas.

Não, as imagens não são de Paúl, são da Ribeira da Torre, outro paraíso da ILHA.

Abraço

Canto da Boca disse...

Santo Antão é nha ilha por escolha, assim como Cabo Verde, o país que escolhi para amar e amo!

Exatamente, e quem sabe diminuir a diáspora do povo caboverdiano? Será?

Abraço!

;)

Toni Tralala disse...

That's such a beautiful place! I also saw the photos of Costa Nordeste on the side of your blog. It's breathtaking!